top of page

A Importância da Fisioterapia no Pós-Operatório de Prótese de Quadril.

Atualizado: 15 de jul. de 2024


A artroplastia total de quadril (ATQ) é uma das cirurgias ortopédicas mais realizadas no mundo, trazendo alívio da dor significativo para pacientes com artrite severa, fraturas ou outras condições debilitantes do quadril. No entanto, o sucesso dessa cirurgia não depende apenas do procedimento em si, mas também de um programa de reabilitação pós-operatória bem estruturado.

O fisioterapeuta responsável pelo processo de reabilitação precisa entender sobre as diversas técnicas cirúrgicas, as respectivas vias de acesso e materiais cirúrgicos utilizados em cada caso, pois todas essas variáveis podem influenciar no processo de reabilitação e cabe a nós, fisioterapeutas, orientar e educar o paciente durante todo o processo.


A fisioterapia no pós-operatório de prótese de quadril é essencial para garantir a recuperação completa e a restauração da funcionalidade do paciente. Os objetivos principais incluem:


1. Redução da Dor e Inflamação: Técnicas de fisioterapia, como a terapia manual, a crioterapia, laserterapia e a eletroterapia, são usadas para controlar a dor e a inflamação na fase inicial do pós-operatório.


2. Melhoria da Mobilidade: A fisioterapia ajuda a restaurar a amplitude de movimento do quadril, essencial para realizar as atividades de vida diárias. Exercícios de mobilização articular passiva e ativo-assistida são introduzidos e evoluem gradualmente para exercícios ativos de mobilidade articular.


3. Fortalecimento Muscular: Após a cirurgia, os músculos ao redor do quadril podem estar enfraquecidos. A fisioterapia inclui exercícios de fortalecimento para os músculos do quadril, especialmente glúteos médio e máximo, que são fundamentais para a estabilidade e a mobilidade. Além do fortalecimento de todo membro inferior, visando o reequilibrio muscular e a estabilidade articular.


4. Prevenção de Complicações: A fisioterapia também é vital para prevenir complicações como trombose venosa profunda, contraturas articulares e a fraqueza muscular. Exercícios para melhorar a circulação, como a mobilização precoce são implementados para mitigar esses riscos.


5. Reeducação Funcional: Ensinar o paciente a realizar atividades diárias com a nova prótese é parte fundamental do processo. Isso inclui treinar a forma correta de caminhar, subir e descer escadas, sentar e levantar-se de cadeiras e outras atividades cotidianas.


Fases da Reabilitação


1. Inicial (Semanas 1 a 3): Controle da dor e início de exercícios leves, treino da marcha com meio auxiliar (andador ou muletas).

2. Intermediária (Semanas 4 a 6): Aumento da intensidade dos exercícios e melhoria da marcha.

3. Avançada (Semanas 7 a 12): Fortalecimento avançado e exercícios funcionais.

4. Manutenção (Após 3 Meses): Continuação dos exercícios e retorno gradual a atividades normais.


Portanto, pacientes submetidos a essa cirurgia devem seguir rigorosamente o plano de fisioterapia prescrito, trabalhando em estreita colaboração com seus médicos e fisioterapeutas para alcançar os melhores resultados possíveis.


A dedicação ao processo de reabilitação faz toda a diferença na recuperação e no sucesso a longo prazo da prótese de quadril. Invista na sua saúde e bem-estar, garantindo que cada passo dado após a cirurgia seja firme e confiante.


Deborah Fingerhut Mandelbaum

Fisioterapeuta especialista em fisioterapia músculo-esquelética.

CREFITO/3 - 129646F



 
 
 

Comments


+5511982213199

  • Instagram

©2020 por fisio feat pilates. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page